Dia mundial do combate ao HIV

Dia mundial do combate ao HIV

O que significa a data? Em outubro de 1988 a ONU instituiu o dia 1° de dezembro como a data Mundial de Luta contra a AIDS,cinco anos após o vírus ter sido descoberto e causado milhares de contaminações e mortes ao redor do mundo , de anônimos a famosos. Mais de 30 anos depois essa luta permanece viva , sendo necessário alertar toda população quanto aos reais riscos dessa IST (infeção sexualmente transmissível).

Histórico da doença:

 Primariamente denominada “ doença dos gays” , uma vez que as maiores vítimas do acometimento da doença era a população gay (homens cis) , posteriormente essa contaminação ja não era exclusiva apenas a um grupo , nem tão pouco a uma orientção sexual , nem a uma classe social , etnia ou país , e a década de 80 foi marcada por uma pandemia de uma doença desconhecida , incurável e profundamente letal.

 Hoje graças ao avanço da ciência e tecnologia o tratamento quase não apresenta efeitos colaterais como outrora, e uma vez que o tratamento seja seguido corretamente e as consultas e exames realizadas com regularidade , a pessoa pode zerar sua carga viral e viver como qualquer outra.

 Ser soropositivo não é o mesmo que ter AIDS, ou seja a pessoa é portadora do vírus mas não desenvolveu a doença (Síndrome de imunodeficiência humana)
Informações de prevenção:
Para evitar a transmissão da aids, recomenda-se o uso de preservativo durante as relações sexuais, inclusive no sexo oral, bem como o não compartilhamento de alicates de unha , seringas ,além disso, as mães infectadas pelo vírus (HIV-positivas) devem usar antirretrovirais durante a gestação para prevenir a transmissão vertical e evitar amamentar seus filhos. 
Grupos de Apoio em BH:
Grupo Vhiver

Grupo Ammor

Pastoral da AIDS

entre outros
Locais de exames em BH:
Testagem para HIV, sífilis e hepatites virais

Procure o Centro de Saúde próximo de sua casa ou um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). 
Profilaxia Pós-Exposição (PEP) Acidente com material biológico

Procure uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.
Profilaxia Pós-Exposição (PEP) Sexual

Procure um Serviço de Atenção Especializada (SAE), das 7h às 18h, ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), à noite e finais de semana. 
Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)

Faça sua avaliação no Hospital Eduardo de Menezes ou CTR DIP Orestes Diniz.

Sobre o Autor

Gilberth Santhos administrator

Deixe uma resposta

Topo

Ajustar tamanho de fonte
Modo de contraste