Em 2025, a 26ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Belo Horizonte acontece em um novo formato. A manifestação foi planejada em dois dias, acontecendo em 19 e 20 de julho. No sábado (19), o público irá conferir shows de drag, DJs, grupos de dança e outras linguagens artísticas, a partir das 13h, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. No domingo (20), será realizada a habitual caminhada com os trios elétricos, com concentração prevista para às 14h30, no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Avenida Brasil. Seis trios irão agitar a manifestação, com DJs de estilos musicais variados. A caminhada com os carros começa a partir das 15h30, em direção à Praça Sete, onde ocorrerá a dispersão.
Tema
Escolhido através de uma enquete, o tema da 26ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de BH é: “Envelhecer Bem: Direito às Políticas Públicas do Bem Viver, ao Prazer e à Cidade”.
Em diálogo com um debate nacional, já pautado por outras Paradas e movimentos sociais, a discussão sobre o envelhecimento tem como objetivo garantir que pessoas LGBTQIA+ com 60 anos ou mais tenham acesso a direitos fundamentais. Dessa forma, a cidadania plena deve se tornar uma realidade para essa parcela da população.
Festival Fuzuê
Realizado no Parque Municipal, o “Festival Fuzuê” reunirá uma série de atrações. O evento acontece no dia 19 de julho, de 13h às 20h. A programação, que funcionará como um “esquenta” para a Parada, contará com um palco principal – com atrações locais e uma nacional, – e um palco eletrônico. A seleção das apresentações de artistas que atuam na cena local foi realizado a partir das inscrições via formulário. Todas as atividades serão gratuitas, com retirada de ingressos.
Elenco
Sustentabilidade
As ações do festival serão sustentáveis, com o compromisso de minimizar impactos ambientais. Ao entrar no parque, será oferecido um copo reutilizável para o público. As latas das bebidas não serão entregues diretamente ao público, garantindo que o descarte das mesmas seja realizado de forma correta.