Quem Somos

O Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais – CELLOS/MG é uma entidade da sociedade civil que luta pelos direitos e promoção da cidadania da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – LGBT.

Além disso, luta contra a LGBTfobia e quaisquer formas de preconceito por orientação sexual ou por gênero.

NOSSA HISTÓRIA

Em uma tarde de sexta-feira, mais precisamente no dia 8 de março de 2002, um pequeno grupo de ativistas sociais se reuniram em Belo Horizonte para colocar em ação um anseio: fundar um grupo LGBT que fosse responsável pela conscientização da população LGBT sobre a defesa de seus direitos fundamentais, além da formação de novos militantes.

Foi assim que, nesta data, surgiu o Centro de Luta Pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais, o CELLOS/MG.

Desde então, o grupo cresceu e se consolidou como um polo alternativo para pessoas LGBT que buscam uma forma de posicionamento atuante na luta contra o preconceito, a opressão e LGBTfobia em todo o estado. Atualmente, o CELLOS/MG é um dos principais grupos do Estado de Minas Gerais e é composto por um corpo de militantes que se destacam pela sua garra e seriedade na luta pelos direitos das populações Lésbica, Gay, Bissexual, Travesti e Transexual.

O CELLOS/MG é um movimento político apartidário. Não têm vínculo ideológico com partidos políticos, instituições religiosas ou órgãos do Estado. A vida do coletivo e suas decisões políticas são independentes e autônomas. Nossa responsabilidade é com a defesa da comunidade LGBT e, essencialmente, com o posicionamento dos militantes do grupo.

PRÊMIOS

Reconhecido pelas suas significantes contribuições e postura ética para com a sociedade, o CELLOS/MG foi condecorado com os seguintes títulos de virtude:

06 de julho de 2017

Título de Honra ao Mérito

Câmara Municipal de Belo Horizonte

Título de virtude em reconhecimento público aos 15 anos de serviço à população LGBT na Capital mineira.

11 de setembro de 2017

Medalha do Mérito Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos

Ministério Público de Minas Gerais

Criada em 1994, a honraria é concedida a personalidades responsáveis por relevantes serviços prestados ao Ministério Público brasileiro e à cultura jurídica, contribuindo para o desenvolvimento do país e para a justiça social.

Topo

Ajustar tamanho de fonte
Modo de contraste